Durante patrulhamento realizado nesse domingo (13), o Grupamento Tático Ambiental da Polícia Militar Ambiental Marítima, subordinada ao 3º BPAmb, localizou no mar de Bertioga, litoral de São Paulo, um quilômetro de rede de pesca irregular.
O petrecho, uma rede de emalhe de fundo, não possuía as devidas plaquetas de identificação do pescador profissional responsável, bem como, não estava presente realizando a pesca assistida, como prevê a legislação pesqueira vigente. Sendo assim, foi iniciada a recolha da rede, constatando ao longo dos 1000 metros do petrecho, dezenas de peixes enroscados, a maioria com vida, os quais foram imediatamente soltos e devolvidos ao mar.
Dentre os peixes enroscados já sem vida, havia um exemplar de Tubarão Martelo, filhote, com apenas 70 cm e 5 quilos, totalmente emaranhado a rede de pesca irregular. O Tubarão Martelo está elencado como espécie ameaçada de extinção no Estado de São Paulo. Após a retirada, o tubarão foi encaminhado ao GREMAR no munícipio de Guarujá (SP).
Comunicação Social da Polícia Militar Ambiental Marítima de SP