A prefeitura municipal de Três Ranchos (GO) por meio da Secretaria de Meio Ambiente juntamente a equipe de efetivos do Batalhão de Polícia Ambiental, coordenados pelo Major Carlos Eduardo, realizam ação de fiscalização no lago azul, maior reservatório de água da região do sudeste goiano na margem direita do Rio Paranaiba.
A fiscalização segue acontecendo intensificamente no combate a prevenção de ações ilegais que vem ocorrendo na extensão do lago azul, no Estado de Goiás, que faz fronteira com o estado de Minas Geras (margem esquerda).
Em Goiás, prevalece a cota zero, e, portanto, com a nova instrução, fica permitida, fora dos períodos de defeso, a captura e consumo local de pescado, limitada a quantidade máxima de cinco quilos por pescador, por licença, no local de realização da pesca (barco, acampamento, rancho, barranco, barco-hotel e cidade ribeirinha), onde deverão ser respeitados, nos casos de captura e abate, os tamanhos preestabelecidos pelo texto publicado no Diário Oficial.
A Semma vem, reforçando várias ações no Município, com o apoio da polícia militar a fim de inibir a prática predatória contra o Meio Ambiente. E devem continuar, no decorrer do semestre, ressaltou a secretária Clicia Feitosa.
A população também exerce papel fundamental no combate e fiscalização, tanto que grupos de pescadores conscientizados tem ajudado e acompanhado o cerco.
A Semma comunica que para denúncias anônimas podem ser encaminhadas diretamente ao Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) pelo whatsapp (62) 9 9611-2182.