Durante fiscalização realizada pela Polícia Militar Ambiental de Dourados (MS) nessa sexta-feira (5), no município de Rio Brilhante, que trabalham na operação pesca ilegal, um pescador que estava acampado às margens do Rio Brilhante e praticava pesca predatória com uso de petrecho proibido do tipo rede de pesca.
No acampamento, os policiais abordaram o infrator e localizaram uma rede de pesca ainda molhada e dois exemplares de peixes da espécie curimbatá e um exemplar da espécie barbado com sinais de terem sidos capturados com petrecho proibido do tipo rede de pesca. O pescador confessou que pescava com uso do petrecho ilegal e que havia capturado o pescado com a rede. Os peixes e o petrecho foram apreendidos. A PMA prendeu o infrator no momento em que indicava a pescaria, quando ele tinha capturado pouco pescado, pois com este tipo de petrecho ele poderia dizimar cardumes na região.
O infrator recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia de Polícia Civil da cidade, juntamente com o material apreendido, onde ele foi preso em flagrante por crime ambiental de pesca predatória e saiu depois de pagar fiança de R$ 1.200,00. O infrator também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 760,00. O pescado foi doado para instituições filantrópicas, depois de periciado.