Dicas de Iscas Para Pesca de Praia
Nesse episódio, Ian Arthur de Sulocki da dicas de iscas para pesca de praia com uma demonstração de montagem de equipamento em Niterói/RJ[divider]
EQUIPAMENTOS
Para a pesca de praia, alguns equipamentos são um pouco diferentes dos utilizados para outras modalidades. Como o arremesso tem de alcançar distâncias maiores, a vara tem de ser maior, a linha mais fina, entre outros. Além disto, alguns acessórios são muito importantes, como o suporte de varas (descanso ou secretário). Sem ele, fica muito complicado trocar as iscas sem encostar o equipamento na areia e acabar danificando a engrenagem de molinetes e carretilhas. Um equipamento imprescindível na pesca de praia é o CHICOTE, devido às vantagens que oferece. Outros equipamentos, como alicate bico, de corte, trim, uma pequena tesoura e uma faca ou canivete bem afiado são sempre muito úteis.
Para facilitar a indicação dos equipamentos, podemos dividir a pesca de praia em três tipos:
Pesca Leve:
O equipamento para esta pesca deve estar muito bem balanceado, onde a sensibilidade e paciência é que vão levar ao sucesso da pescaria. Esta é uma das maneiras mais difíceis de pescar, pois quem está acostumado com peixes maiores pode ter problemas com os peixinhos.
Para facilitar sua escolha de um material ideal, segue a indicação de um conjunto muito bom para este tipo de pesca:
-
-
- Molinete: Argus 6000
- Vara: Marine Sports Amazon PS 602-H
- Linha: Monofilamento 0,23mm
- Anzol: Maruseigo 12, 14 e 16
- Chumbo: pirâmide, entre 25g e 40g
- Girador: nº 3
- Iscas: pedacinhos de camarão descascado, carnambi, vôngole, marisco (mexilhão), minhoca da praia (poliqueta), pedacinhos de sardinha ou manjuba, etc.
- abaixo de 1kg.
-
Pesca Média:
É a modalidade mais praticada em beira de praia, exigindo muita técnica, com ocorrência de peixes de diversos tamanhos. Após o lançamento, o ideal é colocar a vara no suporte e esperar a fisgada.
Para facilitar sua escolha de um material ideal, segue a indicação de um conjunto muito bom para este tipo de pesca:
-
-
- Molinete: Marine Sports MS 2000
- Vara: Marine Sports Super Cast PS 902 H
- Linha: Monofilamento 0,33mm
- Anzol: Maruseigo 14, 16, 18 ou 20
- Chumbo: pirâmide, entre 30g e 80g
- Iscas: camarão, manjuba, filé de sardinha ou parati, cernambi, tatuí, caranguejinho das pedras, mariscos e o corrupto.
- entre 1kg a 3kg.
-
Pesca Pesada:
Este equipamento é ideal para os grandes exemplares “briguentos” por excelência e que exija um maior preparo e concentração na captura.
Para facilitar sua escolha de um material ideal, segue a indicação de um conjunto muito bom para este tipo de pesca:
-
-
- Molinete: Marine Sports MS 4000
- Vara: Marine Sports Super Cast PS 1102 H
- Linha: Monofilamento 0,37mm
- Anzol: Maruseigo 14, 16 ou 20 ou Suzuki 16, 17 ou 18
- Chumbo: pirâmide, carambola, com garras e peso entre 60g e 120g.
- Iscas: camarão inteiro, amboré e outros peixinhos de canais e mangues, preferentemente vivos, sardinha (toletes, filés, metades da cabeça ou do rabo), filé de betara, parati ou cavalinha, corrupto, lula, siri, pequenos caranguejos, etc.
- acima de 5kg.
-
Obs.: Tudo que foi relatado neste texto foram técnicas e experiências pessoais. Sempre podem existir exceções e outras técnicas que podem funcionar.