Durante fiscalização em uma área entre a foz do rio Amambai, no município de Itaquiraí (MS) até a Ponte Airton Senna, em Mundo Novo (MS), Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo abordaram 65 embarcações com 143 pescadores profissionais e amadores que pescavam dentro das normas. Porém, durante os trabalhos, iniciados desde a madrugada, até o final da tarde dessa segunda-feira (13), foram retirados das águas diversos petrechos ilegais à pesca que estavam armados.
- 71 de redes de pesca emendadas, medindo ao todo aproximadamente 3.500 metros;
- 300 metros de cordas de espinheis, com aproximadamente 150 anzóis pendurados;
- 23 anzóis de galho (petrechos proibidos) armados no rio.
O material foi apreendido e os infratores que o armaram não foram identificados. Durante a retirada dos petrechos cerca de 30 kg de peixes que estavam vivos presos ao material foram soltos no rio.
Uma das preocupações da Polícia Militar Ambiental relativamente à pesca predatória é o uso desses tipos de petrechos com grande poder de depredação de cardumes como as redes de pesca. Dessa forma, a PMA continuará com a fiscalização nos rios para evitar a pesca predatória, evitando que as pessoas armem os petrechos, ou pelo menos, fazendo a retirada sem que tenham prejudicado os cardumes.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL
Ten. Coronel: Ednilson Paulino Queiroz