Quatro homens foram detidos por pescar de forma ilegal, durante o patrulhamento marítimo da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima. No barco utilizado pelos pescadores foram encontrados dois peixes da espécie Bonito, somando oito quilos. Eles estavam no Parque Estadual Marinho Laje de Santos, no litoral de São Paulo.
Segundo a polícia, as autoridades estavam navegando na tarde de quinta-feira (27), há mais de 40km da costa, cerca de 22 milhas náuticas, quando observaram uma embarcação próxima ao rochedo conhecido como Calhaus. O local é especialmente protegido pelo decreto Estadual nº 37.537 de 27 de setembro de 1993.
Ao perceber a presença da lancha-patrulha da Polícia Militar Ambiental, o condutor do barco iniciou fuga para fora do parque, sendo detido em seguida pelos policiais militares.
O barco usado pelos pescadores foi apreendido, e nele foram encontrados petrechos de pesca, 11 varas, molinetes, anzóis, chumbadas, iscas, além dos peixes. Cada homem foi autuado pelo crime ambiental no valor de R$ 2.080, somando R$ 8.320 em multas.
Ainda segundo a polícia ambiental, os infratores vão responder em liberdade e devem comparecer em atendimento na Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo para dar explicações. Os peixes recuperados foram destinados ao Lar Residência para Idosos Eno Gregório, no município de Guarujá, no litoral de São Paulo.