Durante fiscalização realizada nessa quinta-feira (5), no final da tarde, uma equipe realizava vigilância no canal do Tamengo, que liga a baía de Cáceres, em território boliviano, com a margem direita do rio Paraguai, no município de Corumbá (MS), em proteção aos cardumes que por lá se acumulam, a Polícia Militar Ambiental de Corumbá (MS) surpreendeu dois pescadores em uma embarcação de madeira praticando pesca no local.
Ao perceberem a aproximação dos agente, os infratores empreenderam fuga pela área alagada e se embrenharam em uma mata, abandonando a embarcação e petrechos de pesca, porém foram encontrados escondidos pouco tempo depois.
Eles afirmaram que iniciavam a pescaria e ainda não tinham capturado nenhum pescado e que tentaram fuga, por saber que estavam cometendo uma infração. “A saída de afluentes é ponto de acúmulo de cardumes e, por isso, a norma proíbe a pesca nesses locais, em 200 metros à montante e à jusante, a Polícia Militar Ambiental de Corumbá realiza comunicados periódicos junto à população, sobre a norma que proíbe a pesca na distância citada, do ponto de saída dos efluentes da estação de tratamento de esgoto da cidade.
A embarcação, um caniço com linha e anzol e duas linhadas de mão foram apreendidos. Os infratores, de 33 e 62 anos, responderão por crime ambiental de pesca predatória e poderão pegar pena de um a três anos de detenção. Eles também foram autuados administrativamente e foram multados em R$ 700,00 cada um.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL
Ten. Coronel: Ednilson Paulino Queiroz