Campanha pescado para saúde do Instituto de Pesca SP
A missão do Núcleo é promover e aumentar o consumo de pescado, incluindo produtos de aquicultura fortificados nutricionalmente, como uma alternativa mais saudável ao consumo de carnes vermelhas e processadas e fast-foods na luta contra a epidemia de obesidade, doenças coronárias e males associados existentes no Estado de São Paulo e no Brasil.
Os dados e as informações gerados pelo Núcleo contribuirão para o consumo mais consciente de Pescado no Estado de São Paulo e subsidiará políticas públicas, com soluções inovadoras para a valorização do Pescado como alimento e para o conhecimento dos seus efeitos benéficos para a saúde, por parte da população geral.
As universidades (USP, UMC, UFRN) e as instituições de pesquisa do governo (Instituto de Pesca) trabalham juntas, como uma equipe de pesquisa, em parceria com a indústria, para a solução do problema no Estado de São Paulo. Os objetivos da pesquisa estão diretamente relacionados aos temas focais apresentados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e pela Secretaria de Saúde, e requerem abordagem multidisciplinar de pesquisa para resolver o problema e esclarecer as questões chave de produção e saúde no Estado.
Você já se perguntou o porquê de se comer pescado?
A resposta é simples e direta: Porque é bom e faz bem! A Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e o Guia Alimentar para a população brasileira recomendam o consumo de pescado pelo menos duas vezes por semana.
A terceira tarefa do Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde é realizar análises para monitorar a variabilidade na composição nutricional das duas principais espécies de Pescado cultivado consumidas no Estado de São Paulo, incluindo um peixe (Tilápia) e um crustáceo (Camarão branco do Pacífico) e as rações utilizadas para produzi-las. Amostras de peixes, camarões e rações serão coletadas em fazendas com representatividade no mercado e o objetivo é determinar o valor nutricional potencial para a saúde e uma correlação entre os nutrientes encontrados nas rações e no Pescado.
Você precisa fazer login para comentar.