A Polícia Militar de Oriximiná, no Oeste do Pará, realizou na madrugada dessa quinta-feira (11), a apreensão de 216 kg de pescado ilegal, após receber uma denúncia anônima de moradores de uma comunidade ribeirinha localizada no município que fica no encontro dos erios Trombetas e Amazonas.
No local, foram apreendidos peixes das espécies tambaqui (193kg), pirapitinga (18kg) e pirarucu (5kg), que encontram-se no período do defeso, quando a pesca é proibida para preservação das espécies.
A ação resultou na prisão em flagrante de um indivíduo, que alegou às autoridades policiais ser um atravessador responsável pela revenda dos peixes. Tanto os peixes quanto o suspeito foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil do município para os procedimentos legais.
O pescado apreendido foi entregue pelos policiais militares à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fez a doação imediata ao Abrigo João e Maria, Abrigo Bom Samaritano e hospitais da cidade.
De acordo com a Semma, foi lavrado auto de infração que pode chegar a R$ 3 mil em multa para o responsável pela embarcação. “As pessoas devem ter a ciência que, não podem fazer a pesca dessas espécies nesse período. Mas, foram pegos e nós vamos lavrar o procedimento de crime ambiental que vai chegar aproximadamente em R$ 3 mil em multa, por conta das espécies e da quantidade apreendida”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubson Rodrigues.
A apreensão destaca a importância da colaboração da comunidade na preservação ambiental, contribuindo para o combate à pesca ilegal e a proteção das espécies durante seus períodos de reprodução.