Uma equipe da Polícia Militar Ambiental Marítima, na tarde de terça-feira (6), durante patrulhamento ostensivo e preventivo no entorno da cidade de Ilhabela (SP), local inserido na Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, abordou uma embarcação pesqueira na categoria esporte/recreio, com seis tripulantes, em plena atividade de pesca esportiva com uso de varas com molinetes.
Durante a vistoria e fiscalização ambiental, os tripulantes apresentaram as documentações pertinentes à pesca, e da embarcação. No interior do barco os policiais localizaram e contabilizaram 7 quilos de peixe da espécie Pargo e um exemplar de Cherne Poveiro, com 4 quilos. O Cherne Poveiro “Polyprion Americanus” consta como ameaçado de extinção nas listagens oficiais federais e estaduais. Já o Pargo “Lutujanus Purpureus” encontra-se em seu período de proteção por lei, o defeso, conforme a legislação pesqueira vigente.
Devido ao Crime Ambiental, os militares apreenderam a embarcação e seis varas de pesca com molinetes. Foram elaborados seis Autos de Infração Ambiental em desfavor dos infratores, totalizando R$12.440,00 em multas. Todos autuados terão que comparecer à SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP, onde prestarão esclarecimentos, bem como poderão ser solicitados pela autoridade de Polícia Judiciária da região, a qual será cientificada dos fatos.
Os policiais militares doaram todo o pescado apreendido para instituições de caridade.
Polícia Militar Ambiental – CIAMAR