Durante uma operação realizada nessa quinta-feira (15), coordenada pela Equipe Especializada de Patrulhamento Aquático da 2ª Cia. de Londrina (PR), o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, prendeu dois pescadores por infrações relacionadas à pesca em período e locais proibidos, infringindo a Lei 9.695/98, que trata dos Crimes contra o Meio Ambiente.
A ação ocorreu após uma denúncia anônima que indicou a ação dos infratores nas proximidades da ponte do Rio Congonhas, em Rancho Alegre (PR). No local, os policiais flagraram os pescadores utilizando material ilegal durante o período de defeso (piracema).
Durante a abordagem, constatou-se que os indivíduos estavam em posse de aproximadamente 32 kg de peixes de diversas espécies, além de 6 panos de rede totalizando cerca de 300 metros. A apreensão incluiu também um motor do tipo rabeta da marca Honda GX nº 170.
Indagados sobre possíveis peixes em suas residências, os infratores negaram, mas durante a busca foram encontrados nove pássaros silvestres na parte externa da residência, acrescentando complexidade à situação.
Os detidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Uraí (PR) para a apreciação do delegado de plantão. O material ilagel foi apreendido e os peixes descartados por estarem em condições impróprias para consumo.
O Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde reafirma seu compromisso em preservar o meio ambiente e garantir a ordem