Juvam apreende pescado ilegal durante fiscalização no Rio Paraguai em Cáceres (MT)
Durante um patrulhamento fluvial realizado pela equipe do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cáceres (MT) nesta quinta-feira (3), no Rio Paraguai, nas proximidades de Passagem Velha, dois indivíduos foram avistados em uma canoa praticando pesca. Ao perceberem a presença da equipe, os homens tentaram esconder algo na mata.
Na abordagem, os suspeitos afirmaram estar acampados no local desde domingo (30). No acampamento, os agentes encontraram cinco exemplares de peixes da espécie pacu, sete piranhas e um bagre acondicionados em uma caixa de isopor.
Embora um pescador apresentasse uma carteira de pescador profissional, a guia de pesca não estava preenchida, impossibilitando a confirmação da data de início da atividade pesqueira. Questionado sobre o que havia escondido na mata, o pescador negou ter realizado qualquer ocultação. Contudo, uma busca no local resultou na localização de mais quatro exemplares de peixe da espécie pacu, sendo três deles fora das medidas permitidas por lei.
No total, foram apreendidos 17,852 kg de pescado, além de uma vara de pesca e um molinete. Todo o material apreendido, incluindo o pescado, está sob a responsabilidade do Juizado Volante Ambiental de Cáceres, à espera da perícia para que as providências cabíveis sejam tomadas.
A equipe do Juvam também entrou com a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Cáceres, para que fossem elaborados os autos de infração administrativos pertinentes ao caso.