PMA prende cinco pescadores por pesca ilegal no Rio Ivaí em Guaporema (PR)

A Polícia Ambiental realizou, no último domingo (13), uma importante ação de fiscalização no município de Guaporema (PR), como parte da Operação Protetor – das Divisas e Biomas. A ação teve como objetivo coibir práticas ilegais de pesca e crimes ambientais, especialmente na região conhecida como “Corredeira do Ferro”, local recentemente incluído em áreas de preservação permanente conforme a Portaria nº 177/2025-IAT, publicada em 8 de abril.

Durante a fiscalização, a equipe da Polícia Ambiental abordou quatro embarcações logo abaixo da área proibida e constatou uma série de irregularidades. No interior de dois barcos foram encontradas 68 iscas artificiais com garateias, petrechos proibidos pela nova legislação. Os pescadores estavam utilizando o método conhecido como “corrico”, também vetado por seu alto potencial de causar ferimentos e estresse aos peixes, muitos dos quais acabam morrendo após serem soltos.

Além disso, três pescadores não apresentaram licença para pesca amadora embarcada, e na margem do rio foi localizada uma área desmatada de aproximadamente 150 metros quadrados em região de preservação, onde haviam sido instaladas mesas e cadeiras. Segundo relatos, o local seria usado como base para descanso e refeições dos pescadores. Ao todo foram lavrados nove Autos de Infração Ambiental (AIA), totalizando R$ 30.900,00 em multas.

As cinco pessoas foram presas e autuadas em flagrante e encaminhadas para a delegacia de polícia civil de Cianorte (PR). Os barcos, motores de popa e equipamentos proibidos foram apreendidos e todos os envolvidos foram autuados administrativamente.

A portaria do IAT destaca que a Corredeira do Ferro abriga um poço de cerca de 30 metros de profundidade, onde espécies como jau, pintado, dourado e piracanjuba buscam abrigo. A pesca no local, principalmente com uso de anzóis múltiplos e garateias, vinha causando grande mortandade de peixes, motivando a criação da nova norma.

Polícia Militar do Paraná

Compartilhe

error: