Sema e PM flagram pesca predatória e apreendem 38 kg de pescado ilegal em Poconé (MT)
Uma operação conjunta da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e do 1° Comando Regional de Polícia Militar resultou na apreensão de 38 kg de pescado irregular e na aplicação de multa de R$ 8,8 mil a um infrator. A ação ocorreu na última segunda-feira (31), na rodovia MT-370, em Poconé (MT).
Durante um patrulhamento terrestre, a equipe da Sema abordou um veículo e, após inspeção, encontrou uma sacola e uma caixa térmica no porta-malas contendo diversas espécies de peixes, incluindo pacupevas, pacus, piraputangas, piau, sardinhas e bagres. Os peixes apresentavam medidas inferiores ao permitido para captura, configurando crime ambiental.
Diante da ilegalidade, o condutor do veículo foi autuado e multado em R$ 8,8 mil. O pescado e o veículo foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Poconé. O pescado apreendido foi doado pela delegacia a uma instituição filantrópica da cidade.
Além da apreensão em Poconé, a Sema realizou outras ações de fiscalização na região. No Lago do Manso, com o apoio da Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), duas redes de pesca foram apreendidas. Nos municípios de Barão Melgaço e Santo Antônio do Leverger, a fiscalização ocorreu com o apoio da 1ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) de Chapada dos Guimarães, mas não houve flagrante de infrações ambientais.
Sema-MT