PMA prende dois por pesca predatória no lago de Itaipú-PR
Dois homens foram presos na tarde desta terça-feira (10), por praticarem a pesca predatória no Lago de Itaipu, nas proximidades do distrito de Sub-Sede em Santa Helena.
De acordo com o sargento Wanderlei, da Polícia Militar Ambiental, após receber uma denúncia de que estava sendo praticada a pesca predatória na região, foi avistada uma embarcação que se dirigia para a margem brasileira. Ao ser abordada, foi presenciado em seu interior, aproximadamente 24 quilos de peixes nativos da bacia hidrográfica do Paraná.
Wanderlei destaca que o período agora é de piracema, o que proíbe a captura de peixes de espécie nativa. Este período iniciou no dia 1º de novembro e vai até 28 de fevereiro.
As espécies encontradas na embarcação são curimba, piapara, piau e armado, todos considerados nativos e que são proibidos de serem capturados durante a piracema.
Além dos peixes, os policiais apreenderam ainda, cerca de 600 metros de rede.
Os dois ocupantes da embarcação, serão autuados pelo crime de pesca, de acordo com o Art. 34, da Lei 9.605 – Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente -, podendo pegarem de um a três anos de detenção e multa, ou ainda, as duas penas cumulativamente.
O sargento alerta a população para que evitem realizar a pesca ilegal, pois o patrulhamento será intensificado durante o período de reprodução dos peixes. As espécies permitidas durante a piracema, são: tucunaré, corvina, aparí (cará preto).
Há também restrição para a isca utilizada na pesca. Segundo Wanderlei, o camarão está proibido de ser utilizado como isca durante este período. O que está liberado é a isca artificial e o lambarí, desde que se comprove com nota fiscal, que o mesmo tenha sido produzido em cativeiro.
Jornal Correio do Lago
Você precisa fazer login para comentar.