Ibama apreende espécies de peixes ameaçados de extinção em barco de Itajaí-SC
Cerca de 500 peixes das espécies cherne poveiro, cherne verdadeiro e batata, todos listados na Portaria 445/2014, que proíbe a captura de peixes em situação de riscoforam apreendidos na madrugada de ontem em Porto Belo, em um barco de pesca de Itajaí.
A apreensão ocorreu por volta das 3h da manhã, quando o barco atracou para descarregar, momento em que a revista foi feita. O pescado ilegal foi apreendido e colocado em um caminhão frigorífico. A embarcação é de espinhel de fundo, especializada nesse tipo de pescado, que vive a grandes profundidades.
Cada peixe ilegal na lista de extinção rende multa de R$ 5 mil, o que significa que o dono do barco será autuado em mais de R$ 2 milhões.
Também foi descarregada em Itajaí uma carga de 20 toneladas de sardinhas capturadas irregularmente na costa do Rio Grande do Sul. O barco era de um armador da cidade. Toda a carga foi doada ao projeto Mesa Brasil.
Essa é a segunda apreensão de espécies ameaçadas esse mês em Itajaí. Desde o início do ano, as apreensões do Ibama no Estado já somam mais de 70 toneladas.
Você precisa fazer login para comentar.