Pesquisa mostra que Alfenas possui maior nível de poluição em Furnas
Uma pesquisa realizada pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) mostra que Alfenas (MG) apresenta o maior índice de poluição do Lago de Furnas. O esgoto in natura jogado na represa é o maior causador dessa poluição. O levantamento foi feito entre os meses de maio e novembro do ano passado. Foram feitas coletas de água em 120 pontos do lago. A consequência disseo é que em determinadas épocas do ano, a água pode ficar imprópria para a criação de peixes.
O ambientalista Itamar Silva, que estuda a rede de esgoto de Alfenas há oito anos, afirma que a água dos cinco córregos da cidade recebem o esgoto que não é tratado. “O esgoto continua não sendo tratado e continua sendo lançando no Lago de Furnas e isso sem dúvida nenhuma é prejudicial e vem poluindo muito toda a região”, disse.
O que preocupa é que a água sem tratamento também é usada pelos animais. Para o ambientalista, a poluição do Lago de Furnas só vai diminuir depois que houve tratamento de esgoto. Conforme a Epamig, o próprio município é o responsável pela limpeza do esgoto. “Isso acarreta vários problemas e precisamos ter um controle maior dos municípios e dos produtores que estão nas áreas. É necessário que eles também acompanhem”, disse a pesquisadora Elizabeth Lomelino Cardoso.
Segundo o engenheiro responsável pela Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) em Alfenas, Leandro Borges, 96% do esgoto na cidade é tratado na estação de tratamento, que funciona desde 2010 na cidade. Ainda conforme o engenheiro, em apenas dois bairros da cidade, o Vila Teixeira e o Vista Alegre, o esgoto é lançado diretamente em córregos do município, apesar de existe rede de esgoto nos bairros.
Ainda segundo o engenheiro, em setembro será aberta uma licitação par as obras de expansão do tratamento de esgoto na cidade. A previsão é de que essas obras comecem no 1º semestre do ano que vem.
http://g1.globo.com